O Autódromo de Interlagos é o palco de abertura da segunda metade da temporada regular da Copa Truck em 2024 neste fim de semana, dias 3 e 4 de agosto. As corridas em São Paulo fazem parte da quinta entre as oito etapas que contam pontos antes do descarte dos piores resultados para a Grande Final de dezembro, em Goiânia.

Principal corrida do ano em termos promocionais, os brutos chegam a Interlagos com grid lotado, empate nos pontos da classe principal e sete vencedores diferentes em oito corridas disputadas (Felipe Giaffone, Wellington Cirino, Paulo Salustiano, Fábio Fogaça, Beto Monteiro, Victor Franzoni e Roberval Andrade 2x).

Isso sem contar a explosiva decisão de 2023 entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade, decidida a favor de Giaffone após horas de investigações pós-corridas, a decolagem de Danilo Alamini na largada de 2022 e a vitória de Wellington Cirino na última volta da prova final de 2021, que seguem bem vivas na mente dos apaixonados pelos caminhões.

Na classe Elite, quem chega sob os holofotes é o paranaense Rodrigo Taborda, que vem se sustentando na ponta na base da regularidade enquanto Bia Figueiredo vem buscando recuperar o prejuízo de resultados ruins no início do ano e agora está 12 pontos atrás, trazendo junto Pedro Perdoncini, com 114, e Djalma Pivetta, com 102.

Na classe Pro, Giaffone está empatado com Wellington Cirino com 107 pontos, com um ponto separando os dois de André Marques e cinco à frente de Paulo Salustiano. Os quatro estão ligeiramente descolados do resto do pelotão, puxado por Danilo Dirani, o mais próximo deles, com 83.

“Aqui em Interlagos a pressão é dobrada, pois, além de não podermos mais errar para podermos ter o direito de descartar um resultado ruim mais à frente, corremos na frente dos nossos principais patrocinadores e de grandes representantes das montadoras. É como se ela valesse o dobro”, comenta Paulo Salustiano, que possui quatro vitórias em Interlagos, só perdendo para Beto Monteiro, com cinco. “O jogo está aberto tanto aqui quanto no campeonato. Isso é ótimo para o público, que certamente lotará novamente as arquibancadas e será recompensado com duas corridas daquelas”, afirma Giaffone.

“Aqui será uma prova de fogo, pois é o circuito de casa da maioria dos pilotos do grid. Uma vitória aqui seria um sonho de criança e primordial para reafirmar a minha condição de candidato ao título deste ano, mas ampliar essa vantagem atual de pontos é a meta principal para a gente”, analisa Taborda. “O Taborda está sendo muito consistente, parabéns para ele, mas vamos seguir remando daqui para encostar nele. No ano passado fiz a pole e não consegui nem largar, então quero compensar isso neste ano com uma vitória que seria especial no Templo”, completa Bia.

Já a disputa pelas marcas também segue competitiva. A Volkswagen lidera com 272 pontos, com a Mercedes em segundo (250) e a Iveco não muito distante em terceiro (227). Além da Copa Truck, a programação em Interlagos também contará com as categorias NASCAR Brasil, Copa Hyundai HB20 e Old Stock Race.

As provas da Copa Truck no domingo serão transmitidas a partir das —– ao vivo pela Band e pela internet nos canais da Copa Truck, High Speed, Esporte na Band e Parc Fermé no YouTube, no site da CATVE.com e também no aplicativos Bandplay. Por conta dos Jogos Olímpicos, os canais SporTV devem exibir a etapa em VT.

Já a tomada de tempos para a quinta etapa é exibida exclusivamente no canal da Copa Truck a partir das 13h, com a categoria Super Truck Elite iniciando as atividades e a Super Truck Pro definindo seu grid de largada logo em seguida.

Os ingressos seguem disponíveis para venda exclusiva no site www.diskingressos.com.br. até sexta-feira (2), quando passarão a ser comercializados somente nas bilheterias do autódromo. Confira abaixo a programação completa do fim de semana:

Sexta-feira, 2 de agosto
Portões fechados ao público

08h00 – NASCAR Brasil – Shakedown
10h10 – Old Stock Race – Treino Livre
10h50 – Copa Hyundai HB20 – Treino Livre
11h25 – Copa Truck – Treino Livre Elite
12h10 – Copa Truck – Treino Livre Pro
12h55 – NASCAR Brasil – Treino Extra
13h40 – Copa Hyundai HB20 – Treino Livre
14h15 – Copa Truck – Treino Livre Elite
15h00 – Copa Truck – Treino Livre Pro
15h45 – NASCAR Brasil – Treino Extra
16h40 – Copa Hyundai HB20 – Treino Livre
17h15 – Old Stock Race – Treino Livre

Sábado, 3 de agosto
Abertura dos portões: 08h00

08h00 – Old Stock Race – Classificação
08h30 – NASCAR Brasil – Treino Livre
09h25 – Copa Hyundai HB20 – Treino Livre
10h00 – Copa Truck – Treino Livre Pro
10h40 – Copa Truck – Treino Livre Super
11h20 – Copa Hyundai HB20 – Classificação
12h10 – NASCAR Brasil – Classificatório
13h00 – Copa Truck – Classificação Elite
13h20 – Copa Truck – Top Qualifying Elite
13h42 – Copa Truck – Classificação Pro
14h04 – Copa Truck – Top Qualifying Pro
14h28 – NASCAR Brasil – Corrida 1
15h10 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 1
15h53 – Old Stock Race – Corrida 2
16h30 – Ação promocional volta rápida
17h48 – NASCAR Brasil – Corrida 2

Domingo, 4 de agosto
Abertura dos portões: 08h00

08h00 – Copa Truck – Warm Up Pro
08h15 – Copa Truck – Warm Up Elite
08h30 – NASCAR Brasil – Warm Up
09h30 – Visitação aos Boxes
09h45 – Desfile de caminhões especiais
10h00 – Desfile de Opalas
10h15 – Desafio dos Elétricos Chevrolet
10h58 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 2
12h30 – Copa Truck – Corrida 1
13h00 – Copa Truck – Corrida 2
13h50 – NASCAR Brasil – Grid Walk camarotes e paddock
14h44 – NASCAR Brasil – Corrida 2
15h18 – Old Stock Race – Corrida 2
16h00 – Ação promocional volta rápida

A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.


Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos

Interlagos é o palco da quinta etapa da temporada 2024 da Copa Truck, abrindo a segunda metade do campeonato. Depois das disputas realizadas em Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Londrina (PR) e no circuito Potenza em Lima Duarte (MG), a categoria dos caminhões mais velozes do planeta chega ao principal autódromo do país.

É a pista que mais desafia o conjunto do sistema de freios dos ‘brutos’ da Copa Truck. Os caminhões, que pesam cerca de cinco toneladas e possuem mais de mil cavalos de potência, alcançam velocidades superiores a 200 km/h em alguns trechos dos 4.309 metros do traçado paulistano. Por isso, parar uma máquina destas é um desafio e tanto para as pastilhas que a Fras-le fornece a todos os competidores de maneira exclusiva desde 2021.

A primeira curva do circuito, o S do Senna, é onde está localizada a freada mais forte de todo o calendário da Copa Truck. Os caminhões se aproximam do ponto de frenagem a mais de 190 km/h em velocidade crescente de retomada depois de terem passado pelo radar obrigatório – trecho no qual os veículos não podem superar os 160 km/h.

O piloto aciona o freio para contornar a primeira curva, à esquerda; o caminhão percorre cerca de 210 metros com as pastilhas de freio da Fras-le fazendo o contato com os discos de freio. A fricção é o que proporciona a forte desaceleração de 130 km/h em pouco mais de cinco segundos, para realizar o contorno da curva a 60 km/h.

Logo depois, ao final da reta oposta, os caminhões se aproximam da Curva do Lago, também à esquerda, a cerca de 200 km/h. A frenagem dura cerca de quatro segundos, e os freios reduzem a velocidade para 90 km/h em apenas 190 metros, gerando uma desaceleração pouco superior a 1G.

Nestas freadas, a exigência com as pastilhas de freio da Fras-le é tal que as temperaturas no conjunto de freios chegam a superar os 900 graus Celsius sem comprometer a funcionalidade, segurança, desempenho e durabilidade das pastilhas. A Fras-le fornece à categoria as pastilhas PD/116, classificada como hi-met, já que traz uma formulação composta por uma base altamente metálica, garantindo um ótimo comportamento mesmo sob altíssimas temperaturas, tanto em performance como em durabilidade – exatamente o que exigem os velozes caminhões da Copa Truck.

Além de serem os pontos de frenagem mais intensa da temporada da Copa Truck, são também pontos que proporcionam algumas das melhores oportunidades de ultrapassagem. E a competitividade segue alta na categoria. Tanto que Felipe Giaffone (Volkswagen) e Wellington Cirino (Iveco) dividem a liderança do campeonato, empatados com 107 pontos. Em terceiro, André Marques (Volkswagen), a apenas um ponto da dupla, e com Paulo Salustiano (Volkswagen) em quarto com 102 na classificação geral da classe Pro.

Na Elite, Rodrigo Taborda lidera a tabela com 129 pontos contra 117 de Bia Figueiredo e 114 de Pedro Perdoncini, trazendo Djalma Pivetta em quarto com 102.

A programação da quinta etapa de 2024 da Copa Truck começa na sexta-feira (2) com os primeiros treinos livres. No sábado (3), os pilotos voltam à pista para a classificação que define o grid de largada a partir das 13 horas, e no domingo (4) as duas corridas programadas têm as largadas às 12h30 e às 13 horas, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, e na internet pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube e pelo portal High Speed TV.

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.

FRASLE MOBILITY

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.